Powered By Blogger

9.5.10

Quelle bonne surprise...Zaza Fournier



Zaza Fournier é uma das principais representantes da Nova Canção Francesa.


Eu a tinha visto no YouTube, por recomendação de uma amiga canadense. Foi boa a surpresa de saber que a Aliança Francesa ia trazer pela primeira vez ao Brasil essa grande artista, que se apresenta ao vivo com a inusitada mistura de I Pod e acordeom, o qual pratica desde os 15 anos.

Ao som deste instrumento, canta o amor sempre com uma ponta de ironia na voz. Sob seu comando as notas tornam-se funky e modernas. “As pessoas associam frequentemente o acordeon a um instrumento retrô. Queria mostrar-lhes outra coisa”, diz Fournier.
Seu primeiro álbum (chamado simplesmente Zaza Fournier), lançado pela Warner França no final de 2008, é denso e doce, lírico e enérgico, dominado pela voz sensual da bela Mademoiselle Fournier, forjada nas apresentações que fazia pelas ruas e bares de Paris.

O CD trouxe os primeiros hits Mademoiselle e La Vie à Deux. “Gostaria de ser tudo, cantora de soul, de rock, romântica”, diz Zaza. Sobretudo que meu disco chegasse ao maior número possível de pessoas, um disco popular no sentido nobre do termo, para fazer os amantes chorarem ou cantarem", completa.

Admiradora de Edith Piaf, Elvis Presley, Tom Waits e Brigitte Fontaine, a compositora já foi agraciada com críticas positivas do Le Figaro, France Soir e L´Express. “Vê-la no palco, com sua franja, com sua presença de artista de cabaré, de estrela do Rock dos anos cinquenta… Zaza Fournier é uma mistura de estilos que faz girar pescoços e balançar pernas”, disse o site/agência France Info.

No meu ponto de vista, Zaza Fournier é a Edith Piaf da geração iPod - Aos 25 anos, ela mostra segurança, personalidade e afinação, manejando seu acordeon com real desenvoltura, mixando acordes do instrumento (o mais associado à canção francesa) com sons eletrônicos programados em seu show pop. A cantora foi descoberta ao soltar a voz nas ruas de Paris.

SUGIRO UM PASSEIO No YouTube, para ouvirem ao hit: procure por Zaza Fournier,Les Mots Tocs

De seu repertório próprio, La Vie a Deux foi um dos destaques ao lado da dançante Rêve Américain e da faixa-título de seu CD, Les Mots Tocs. Ela evoca a tradicional canção francesa com clima de cabaré pop. Zaza Fournier deixa boa impressão, fazendo jus às expectativas criadas pelo marketing que envolve essa sua passagem pelo Brasil.

Seu show, que assisti no SESC de Brasilia, trouxe gostosas lembranças dos filmes franceses da década de 60.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a Zaza Fournier...
"Les Mots Tocs" é linda...
beijos gentis
Leca