Powered By Blogger

8.3.07

POEMAS DE DONA RAFIZA

ZENAB CHAME BARBOSA, minha mãe, também conhecida como Dona Rafiza, passou a vida toda escrevendo e produzindo. Nasceu em Dores de Macabu, mas bem novinha foi morar em Quissamã. Esteve longa temporada na Serrinha, o que pode ter lhe trazido a inspiração para os seus poemas, peculiar a meninas da roça. Casou-se com Phydias Amaral Barbosa e teve tres filhos. Em Quissamã, nos anos 40 e 50 do Século passado, dedicou-se a promover festas, espetáculos, sempre se envolveu na política local e levou a família para morar em outras cidades, como Campos e Rio de Janeiro. Escreveu inúmeros poemas, poesias, trovas, citações, adaptou texto de outros autores e durante 5 décadas de sua vida, dedicou-se a estudar o mistério dos espíritos e da busca da paz interior, acreditando que havia vida depois da morte. Alguns de seus textos são obras de inspiração espiritual.
Ela desencarnou há 9 anos atrás. Tive vontade de publicar seus textos. Chegou a hora! Acompanhem por esse blog, um pouco de sua trajetória poética. Em cada edição, apresentarei 3 poemas. Escrevam com suas impressões. Valeu. Barbosinha.

TRES FLORES
(para meus tres filhos)
Tres flores muito belas
que Deus me confiou,
LUCIA, o jasmim, uma delas,
ROSANE, uma rosa
PHYDIAS, um amor..
Recebi com carinho,
as flores que Deus me deu
nosso lar é doce ninho,
seus sonhos são os meus...
Quando partir deste mundo
e meu Criador encontrar,
dir-lhe-ei do pesar profundo
minhas flores eu deixar.
Nos campos do universo,
entidades que eu encontrar
como arautos em sucesso
virão á terra aclamar:
abençoadas sementes,
alguém aqui plantou,
em dias tristes ou contentes,
com fé, esperança e amor...

VAGANDO
Um dia saí a vagar
e no cemitério entrei,
fiquei então a pensar
no cemitério, sua lei...
Sepulturas em vários detalhes
confundindo-se todas as cores
dos mundos juntavam-se os males
uniam-se vários amores,
Cemitério, uma só guarida
ricos, pobres no mesmo lugar
na igualdade da vida
nada nos resta, é só perdoar..
Irmão, seja tu rico ou pobre,
leia o evangelho com amor,
faça com que o tempo sobre
e reconheça o teu Senhor..
Ricos, orgulhosos, isto é verdade,
que pensam em fortuna esbanjar,
lembro-te, um convite à caridade
venha comigo vagar...

PLANTADA POR ELE
(escrita após a morte de seu Barbosa, Phydias pai)

Em u´a manhã muito chuvosa
ví nossa primeira orquídea,
Plantada pelo meu Barbosa
meu querido e saudoso Phydias
Beijei-a com muito amor
E chorei de emoção
Agradeci ao criador
aquela flor de nosso coração
Aquela orquídea tão linda
Cheia de vida, tão viçosa
traz-me saudade infinda
do meu querido Barbosa
Em preces ao nosso Deus
Orei com mais fervor
ali com a saudade, um adeus
E para que não surja um malfeitor
(sim, os malfeitores não têm coração)
Arrancam e jogam pelo caminho
Outros pisam com furor
Não, não meu Deus Pai do Céu.
Porque tanta maldade?
Não deixe desaparecer
A flor de nossa saudade

5 comentários:

Unknown disse...

Dona Rafiza era a grande alegria de Euzébio e que deixou saudade. imortalizar seus poemas é dar vida ao belo de sua existencia. parabens de seu amigo, editor e admirador grato pela eterna amizade, josé milbs

claudinei p disse...

Olá Phydias,não era do meu conhecimento estas maravilhas de poemas,mas com grande emoção e uma enorme satisfação deixo meus sinceros parabéns,a vc e a Ela a qual trouxe estas maravilhosas palavras,demostrando a bondade,ternura,lealdade,amor,fé e coragem para todos nós.Vou está acompanhando,e parabens pelo trabalho,abraços de seu amigo ,Diney .

Anônimo disse...

Muito bom. Belos poemas.
Phydias, estou tentando entrar em contato consigo e como nao conheco outro jeito utilizo este espaco.
Meu nome e Alexandre Torres e - salvo ser outro Phydias Barbosa - fomos amigos nos tempos de teatro pelos nos 60/70 no Rio de Janeiro Meu telefone eh (407) 970.7626, Orlando.

Paula Zenab disse...

Guardo com carinho as lembranças ...fotos e cartas da madrinha Zenab, tivemos momentos marcantes, quando vinha visitar eu e minha familia em Santa Catarina, minha mãe adorava recebe-los , Madrinha Zenab, Sr Jamil e tia Lourdes...momentos de felicidades

Anônimo disse...

Aprendi muito